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30 de jun. de 2013

Projeto: Nossa escola sustentável



ESCOLA MUNICIPAL PAULO MENICUCCI









PROJETO: NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL
                                       




PROJETO: NOSSA ESCOLA SUSTENTÁVEL

ESCOLA MUNICIPAL PAULO MENICUCCI

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de sonhar”.
Eduardo Galeano

Transformar a escola em um espaço sustentável é mais que reformar a estrutura física do prédio. É essencial  incentivar a cidadania ambiental, possibilitando aos educandos  a incorporação de atitudes cotidianas voltadas à preservação dos recursos naturais e preocupação com o futuro.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:

1.    Conservação do patrimônio escolar e redução do gasto de água e energia na escola

Materiais:
Datashow, notebook, computadores, internet, canetinhas, cartolinas, papel pardo, láps de cor, borracha, apontador, cola.
Métodos:
·         Exibição de vídeos que abordam a conservação do meio ambiente e do ambiente que nos cerca;
·         Pesquisa na internet sobre o assunto;
·         Leitura semiótica – análise e interpretação de imagens;
·         Discussão com os alunos sentados em círculos na sala de aula;
·         Identificação da situação ambiental atual no bairro e na escola;
·         Construção de cartazes, textos, folders que mostrem a importância de matermos o lugar onde vivemos e a escola limpa.
·         Exposição dos trabalhos para incentivar a todos a participarem da conservação do ambiente em que vivem;
·         Convidar alunos para serem monitores, ajudando a orientar os colegas a colocar o lixo no local correto, a apagar a luz,  desligar ventiladores nos intervalos e final da aula, verificar a limpeza da sala.

A metodologia utilizada durante o desenvolvimento da atividade deverá ser predominantemente ativa e participativa e deverá ser dividida em 3 etapas de trabalho:
Primeira etapa: Tomada de consciência  (projeções de vídeos, pesquisas e debates para aprofundar as ideias expostas.)
Segunda etapa:  Medidas concretas serão elaborados breves documentos sobre diferentes temas relacionados à preservação do meio ambiente através de ações cotidianas.
O tema será o de atitudes ecológicas para o dia a dia. Serão desenvolvidas atividades de reciclagem, o não desperdício de energia e água, a redução do lixo dentro das salas, o não desperdício de alimentos durante a merenda,  etc.
Terceira etapa:  Valorização do nosso meio, consistirá em visitas à lugares concretos de nossa cidade onde se realiza algum tipo de atividade que possa provocar impacto ambiental não desejado e a lugares onde haja um equilíbrio ambiental, um ambiente desejável.
Verificar se no dia a dia, principalmente  na escola, ocorreram mudanças atitudinais nos alunos e funcionários.

Materiais e custo
Equipamentos e materiais existentes na escola, meio de transporte cedido pela Prefeitura.
Prazo
Execução

Ano todo
Reponsáveis
Professores, em especial de Ciências e funcionários.
Avaliação
Verificando se no dia a dia ocorreram mudanças atitudinais nos alunos e funcionários.

Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.


2.    Horta e Jardim suspenso
Para o cultivo de condimentos, plantas medicinais e flores na escola e em casa.
Materiais:
Terra preta, tábua usadas, pregos, martelo, buchas, parafusos, garrafas PET, pano velho, tesoura sementes e mudas, pedaços de isopor usados, regadores.

Métodos:
·         Adequar uma parede onde se possa fixar as tábuas que servirão de suporte para os vasos(garrafas);
·         Afixar pregos que sustentem os vasos/garrafas, a uma distância adequada para ter um vaso acima do outro;
·         Cortar as garrafas, parte do seu fundo e furar a tampa;
·         Colocar pedaços de isopor, em seguida um pedaço de pano velho para a terra não de misturar com o isopor, após, colocar a terra preta;
·         Por as sementes/mudas e regar;
·         Afixar os vasos(garrafas) nos pregos;
·         Ocorrerá com a participação dos alunos e professores PBA1, PBA2 e PBA3.
Materiais e custo
Terra preta, tábua usadas, pregos, martelo, buchas, parafusos, garrafas PET, pano velho, tesoura sementes e mudas, pedaços de isopor usados, regadores.

Prazo
Execução
60 dias
Ano todo
Reponsáveis
 Sr. Pedro
Professores e alunos dos PBA1, PBA2 e PBA3.

Avaliação
Participação durante a execução e manutenção da horta/jardim.
Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.




3.    Áreas verdes da escola


“Escola como jardim”, visualmente bonita, bem cuidada e feliz.
Moacir Gadotti
Revitalização dos jardins da escola.

Materiais:
Mudas de plantas e flores, enchada, cavadeira, adubo,etc.

Métodos:
·         Buscar parcerias com empresas e/ou instituições para conseguir mudas e um projeto de jardinagem para a escola;
·         Revitalizar o jardim da frente e lateral da escola;
·         Envolver os alunos dos 4º e 5º Anos, juntamente com o professor,  no plantio e cuidado do jardim.

O objetivo é deixar o ambiente escolar mais bonito e agradável, além de  aproveitar esses espaços para atividades escolares como leitura, pequiniques, etc.


Materiais e custo
Mudas de plantas e flores, enchada, cavadeira, adubo,etc.

Prazo
Execução
60 a 90 dias
Ano todo
Reponsáveis
 Sr. Pedro
Professores e alunos dos 4º e 5º Anos .

Avaliação
Participação durante a execução e manutenção do jardim.
Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.


4.    Reaproveitamento de resíduos e coleta de pilhas e baterias
Continuar e aprimorar os projetos:
 Cidadãos Conscientes: O projeto surgiu com o intuito de se trabalhar o que é realmente ser cidadão e tem por finalidade fazer algo de concreto em defesa do meio ambiente.
            Seus objetivos são estimular os alunos a prática da cidadania, ressaltar a importância de se preocupar com o meio ambiente, recolher no meio ambiente escolar pilhas usadas para dar descarte correto e criar parcerias externas, recolher na comunidade retalhos de pano para confecção de tapetes.
Sabão Solidário: Recolher na  comunidade óleo de cozinha usado para produzir sabão no laboratório da escola para uso da escola e doar à instituições.
São projetos contínuos, desenvolvidos de março a dezembro de cada ano.
Materiais:
Retalhos de tecidos, papa pilhas, pilhas e baterias, óleo, amaciante, soda cáustica, sabão em pó, fôrmas,etc.
Métodos:
·         Recolher no meio ambiente escolar pilhas usadas para dar descarte correto;
·         Recolher na comunidade retalhos de pano para confecção de tapetes;
·         Recolher na  comunidade óleo de cozinha usado para produzir sabão;
·         Ocorrerá com a participação dos alunos dos 6 º Anos (recolher pilhas),  7 º Anos (recolher tecidos e confeccionar tapetes),  8 º e 9º Anos (sabão solidário), sob a responsabilidade da professora Elisângela Rodrigues e participacão dos professores Soraya e Wanderlei.

Materiais e custo
Retalhos de tecidos, papa pilhas, pilhas e baterias, óleo, amaciante, soda cáustica, sabão em pó, fôrmas,etc.

Execução

Março a dezembro

Reponsáveis
 Elisângela Rodrigues, Soraya,  Wanderlei e  alunos dos 8º e 9º Anos .

Avaliação
Participação durante a execução  do projetos.
Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.
5.     Coleta Seletiva

Materiais:
Tambores, tintas, materiais recicláveis

Métodos:
·         Pintar os coletores e os tambores;
·         Exibição de vídeos que abordam a conservação do meio ambiente e do ambiente que nos cerca;
·         Pesquisa na internet sobre o assunto;
·         Leitura semiótica – análise e interpretação de imagens;
·         Construção de cartazes, textos, folders que mostrem a importância da reciclagem para a construção de um mundo sustentável;
·         Exposição dos trabalhos para incentivar a todos os alunos e funcionários a participarem da coleta seletiva e a se tornarem multiplicadores em sua família e comunidade ;
·         Incentivar os alunos a colaborar com a coleta seletiva separando o lixo por eles produzidos durante tempo em que estão na escola;
·         Produção de brinquedos e obras de arte com materiais recicláveis.
·         Ocorrerá com a participação de todos os alunos, professores e funcionários da escola.


Materiais e custo
Tambores, tintas, materiais recicláveis.
Prazo
Execução
30 a 60 dias
Ano todo

Reponsáveis
 Elisângela Rodrigues, Soraya,  Wanderlei e  alunos dos 8º e 9º Anos .

Avaliação
Participação durante a execução  do projetos.
Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.




6.    Produção de tintas com solo e criação de ampulheta

Materiais:
Datashow, notebook, computadores, internet, canetinhas, cartolinas, papel pardo, lápis de cor, borracha, apontador, cola, pincéis, vasilhame,terra, garrafa PET, areia, tesoura, papelão, tesoura, fita adesiva.

Métodos:
·          Nas aulas de História, exibição de vídeos que abordam as formas de expressão humana na Pré-História;
·         Pesquisa na internet sobre o assunto;
·         Leitura semiótica – análise e interpretação de imagens;
·         Produzir ampulhetas para entender como os povos antigos mediam o tempo;
·         Construção de cartazes sobre o assunto e trabalhos usando as tintas produzidas;
·         Exposição dos trabalhos.
·         Envolver os alunos dos 6º Anos, juntamente com os professores de História Ednéa e Ricardo.



Materiais e custo
Datashow, notebook, computadores, internet, canetinhas, cartolinas, papel pardo, lápis de cor, borracha, apontador, cola, pincéis, vasilhame,terra, garrafa PET, areia, tesoura, papelão, tesoura, fita adesiva.

Execução
Durante o ano, de acordo com o planejamento.

Reponsáveis
 Ednéa e Ricardo e alunos dos 9º Anos .

Avaliação
Participação durante a execução  do projetos.
Divulgação
Através do blog, murais panfletos e eventos culturais.



RESULTADOS ESPERADOS

Sabemos que a vida em nosso planeta está ameaçada pela destruição desencadeada pelas desastrosas intervenções do homem na natureza. Para conter essa cadeia devastadora, devemos procurar medidas que viabilizem um futuro melhor e mais sadio para nós humanos.
Com este projeto pretendemos que os alunos e comunidade escolar tomem consciência dos problemas que ameaçam o planeta e se sintam         co-responsáveis  pela manutenção da vida no planeta através de atitudes sustentáveis no  dia a dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministério da Educação, Escolas Sustentáveis E com-Vida, Processo Formativo em Educação Ambiental.Ouro Preto,2010.

Ministério da Educação, Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis E com-Vida: Tecnologias Ambientais.Ouro Preto,2010.


Esse projeto Nossa Escola Sustentável é reconhecido e aprovado pela direção  escolar.




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Diretora

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