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13 de mai. de 2013

Árvore dos sonhos e caminho das pedras

  Atividade desenvolvida para o Curso Escolas sustentáveis e com-vida.



  Aqui, a árvore dos sonhos, o que desejamos para nossa escola.












  E aqui as pedras no caminho, o que dificulta a realização dos desejos da árvore.

28 de abr. de 2013

Momento cívico resgata hino à bandeira


  Caso tenha dificuldade pra assistir ao vídeo, clique no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=1AxsZd53_jI&feature=youtu.be

Segunda aula de Letramento Digital

  Continuam a acontecer as oficinas de Letramento Digital oferecidas a funcionários, professores e pais de alunos na escola. A primeira turma está formada, todo participam com muito entusiasmo e vontade de aprender.


Dia nacional do livro infantil



  Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil a biblioteca da Escola realizou um evento com o objetivo de mostrar a importância do livro e de incentivar a leitura. Foi montada uma tenda com a exposição de vários livros, com destaque para o autor Monteiro Lobato.
  O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, pois foi um dos maiores autores da literatura infantil. Através de suas obras, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. "Um país se faz com homens e livros", essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava a leitura.
  Foram expostos vários cartazes, a personagem Emília com o livro mágico, distribuindo mensagens aos visitantes e também foi realizado para os alunos o sorteio de vários livros, motivando-os à leitura.





Projeto de leitura - professora Cláudia Castro

  Os alunos dos 7ºs anos participaram do Projeto de Leitura desenvolvido pela professora Cláudia Castro.
  O projeto consiste na leitura de diversos livros de vários gêneros textuais, após a leitura os alunos tiveram que apresentar o livro aos colegas utilizando vários tipos de linguagem (verbal e não verbal). Tiveram também que apresentar motivos para seus colegas lerem o livro.
  Nas fotos a apresentação dos livros feita com linguagem não verbal.





Visita à biblioteca

  Os alunos do 6º ao 9º ano visitam semanalmente as dependências da biblioteca da escola acompanhados de seus professores de Língua Portuguesa para aula de literatura. Cada aluno escolhe o livro e depois de ler,   apresenta ao professor um resumo da história com a sua opinião sobre o livro.


Educação Especial

  A Educação Especial deve ser vista como modalidade do Atendimento Educacional Especializado - AEE - que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, e sim está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. A Sala de Recursos Multifuncionais vem agregar a essa educação mais um espaço onde o aluno no contra-turno vai até a escola para um atendimento educacional especializado com o objetivo de complementar e/ou implementar as suas necessidades educacionais, não sendo isto, um Reforço Escolar. O papel da Sala de Recursos Multifuncionais é o de oferecer ao aluno o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações que são definidas conforme o tipo de deficiência.
  Na Escola Municipal Paulo Menicucci este atendimento educacional especializado está em pleno funcionamento desde o início do ano, sendo realizado pela professora Márcia Cristina, durante toda a semana no turno da manhã, aos alunos do contra-turno, e às sextas-feiras no turno da tarde, às professoras e às famílias.
  As atividades aplicadas durante este atendimento são focadas em jogos interativos, jogos pedagógicos, atividades envolvendo histórias, dramatizações e atividades na mesa educacional onde o aluno com necessidades educacionais especiais tem toda a oportunidade de resignificar o aprendizado da sala comum. São 08 alunos atendidos no momento. Este atendimento é realizado em agrupamentos de 02 ou 03 alunos e individualmente, com duração de 45 a 60 minutos, de acordo com a sua faixa etária e/ou deficiência. Os alunos atendidos são aqueles que foram indicados pela escola juntamente com a equipe pedagógica.