Páginas

28 de abr. de 2013

Momento cívico resgata hino à bandeira


  Caso tenha dificuldade pra assistir ao vídeo, clique no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=1AxsZd53_jI&feature=youtu.be

Segunda aula de Letramento Digital

  Continuam a acontecer as oficinas de Letramento Digital oferecidas a funcionários, professores e pais de alunos na escola. A primeira turma está formada, todo participam com muito entusiasmo e vontade de aprender.


Dia nacional do livro infantil



  Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil a biblioteca da Escola realizou um evento com o objetivo de mostrar a importância do livro e de incentivar a leitura. Foi montada uma tenda com a exposição de vários livros, com destaque para o autor Monteiro Lobato.
  O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, pois foi um dos maiores autores da literatura infantil. Através de suas obras, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. "Um país se faz com homens e livros", essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava a leitura.
  Foram expostos vários cartazes, a personagem Emília com o livro mágico, distribuindo mensagens aos visitantes e também foi realizado para os alunos o sorteio de vários livros, motivando-os à leitura.





Projeto de leitura - professora Cláudia Castro

  Os alunos dos 7ºs anos participaram do Projeto de Leitura desenvolvido pela professora Cláudia Castro.
  O projeto consiste na leitura de diversos livros de vários gêneros textuais, após a leitura os alunos tiveram que apresentar o livro aos colegas utilizando vários tipos de linguagem (verbal e não verbal). Tiveram também que apresentar motivos para seus colegas lerem o livro.
  Nas fotos a apresentação dos livros feita com linguagem não verbal.





Visita à biblioteca

  Os alunos do 6º ao 9º ano visitam semanalmente as dependências da biblioteca da escola acompanhados de seus professores de Língua Portuguesa para aula de literatura. Cada aluno escolhe o livro e depois de ler,   apresenta ao professor um resumo da história com a sua opinião sobre o livro.


Educação Especial

  A Educação Especial deve ser vista como modalidade do Atendimento Educacional Especializado - AEE - que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, e sim está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. A Sala de Recursos Multifuncionais vem agregar a essa educação mais um espaço onde o aluno no contra-turno vai até a escola para um atendimento educacional especializado com o objetivo de complementar e/ou implementar as suas necessidades educacionais, não sendo isto, um Reforço Escolar. O papel da Sala de Recursos Multifuncionais é o de oferecer ao aluno o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações que são definidas conforme o tipo de deficiência.
  Na Escola Municipal Paulo Menicucci este atendimento educacional especializado está em pleno funcionamento desde o início do ano, sendo realizado pela professora Márcia Cristina, durante toda a semana no turno da manhã, aos alunos do contra-turno, e às sextas-feiras no turno da tarde, às professoras e às famílias.
  As atividades aplicadas durante este atendimento são focadas em jogos interativos, jogos pedagógicos, atividades envolvendo histórias, dramatizações e atividades na mesa educacional onde o aluno com necessidades educacionais especiais tem toda a oportunidade de resignificar o aprendizado da sala comum. São 08 alunos atendidos no momento. Este atendimento é realizado em agrupamentos de 02 ou 03 alunos e individualmente, com duração de 45 a 60 minutos, de acordo com a sua faixa etária e/ou deficiência. Os alunos atendidos são aqueles que foram indicados pela escola juntamente com a equipe pedagógica.


11 de abr. de 2013

Oficina de Letramento Digital

               Aconteceu na E.M. Paulo Menicucci a primeira oficina de Letramento Digital.





Os professores Weber e Val Sotero, ensinaram noções básicas de informática para professores, funcionários e pessoas da comunidade escolar.







Nessa primeira oficina foram trabalhados os editores de texto do Linux e do Windows (Word).



 O objetivo é contribuir com o processo de inclusão digital, promovendo o acesso à informática  à todas as pessoas da nossa comunidade.

Oficinas de conscientização sobre Bullying e Cyberbullying

Essa semana os alunos dos 6º aos 9º anos da E.M. Paulo Menicucci participaram de uma oficina sobre Bullying e Cyberbullying.
O objetivo é conscientizar os alunos sobre as consequências causadas pela prática dessa violência.
Os alunos ouviram explicações sobre o que é Bullying, quais as formas, como agir diante dessa violência e assistiram vídeos com depoimentos de vítimas dessa prática.
A oficina foi realizada pela professora Val Sotero, e os alunos irão nas próximas semanas participar de debates sobre o tema nas aulas de diversos professores da escola. A intenção é promover uma campanha para diminuir os casos de bullying dentro das escolas.

5 de abr. de 2013

Circular 02/2013


Circular 01/2013


Pegada Ecológica

Como parte das atividade do curso Escolas Sustentáveis, a equipe de nossa escola calculou sua pegada ecológica.
Abaixo os resultados obtidos e os cometários da turma do curso sobre essa experiência:






Foi muito interessante refletir e descobrir qual é a minha pegada ecológica como também perceber como as atitudes que temos em nosso dia a dia podem interferir e deixar marcas no meio ambiente.Nossa pegada ecológica diz muito sobre quem somos nós.Nunca devemos nos esquecer dos impactos que causamos ao meio ambiente podem ter sérias consequências para a população do planeta. (Mônica Biavati)
Gostei muito de calcular minha pegada ecológica foi muito bom aprendi muitas coisas refletindo sobre este assunto vi que tudo o que fazemos deixamos nossa marca no planeta e que temos que ser mais conscientes e nunca esquecer que dependemos do planeta para viver e que nao e o planeta que depende de nós e que so temos um planeta e que devemos melhorar nossa pegada cada vez mais.( Brennda Canestri)
Esse seu comentário é mesmo muito pertinente, Brenda. Nós dependemos de nosso planeta para viver mas discordo quando você afirma que o planeta não depende de nós pois cada a nós preservar o planeta para as nossa geração e para as gerações futuras. Confesso que, após fazer atividade relativa à pegada ecológica tenho procurado ter um outro olhar e ser mais cautelosa em relação ao meu consumo pessoal. ( Mônica Biavati)
Achei muito interessante calcular a minha pegada, pois mesmo sendo "ecológica" percebi que ainda tenho que mudar muito meus hábitos e de minha família. Maisa Costa e Silva
O que mais nos chamou a atenção sobre os ítens avaliados e o resultado das pegadas ecológica foi que a nossa pegada pode diminuir a medida que deixarmos de pensar em primeiro lugar em nosso conforto e na praticidade no dia a dia...A ideia de sacrificar o próprio conforto com atitudes simples como deixar o carro na garagem ao de dirigir ao trabalho,pagar mais caro por produtos menos poluentes, economizar energia com certeza trará muitos benefícios ao planeta e consequentemente a nós. Essas novas atitudes precisam ser trabalhadas desde cedo em nossas casas e ter prosseguimento nas escolas;daí nosso grande papel como educadores.( Mônica Biavati)
Foi muito bom ter calculado a minha pegada com isso pude ver o que fiz de errado no que tenho que me focar mais para ajudar o planeta(Stefany Ribeiro)
Ao saber o resultado da minha pegada ecológica, ficou mais evidente a questão da responsabilidade e cuidado que devemos ter com o planeta. Nossos hábitos precisam ser mudados, devemos nos tranformar em consumidores conscientes e reaprendermos aavaliar o que realmente é necessário para nossa sobrevivência. (Clelimary)
Como é grande nossa responsabilidade enquanto educadores! E como serão grandes os impactos causados em nossa casa, cidade e consequentemente país e mundo se começarmos desde já a mudança em nossas atitudes ( Maísa Costa e Silva).
Estive refletindo em ações que podem ajudar a diminuir minha pegada ecológica.Às vezes agimos de forma e egoísta e pensamos " o que eu posso fazer para mudar a realidade??". Podemos fazer muito!! Cada um com pequenos gestos e atitudes pode ajudar a reduzir a utilização de recursos naturais que são indispensáveis à nossa sobrevivência.Resolvi colocar aqui algumas dicas simples e possíveis de serem feitas por todos:
* sempre que possível adquira produtos produzidos próximos ao local onde você mora pois isso evita o consumo de combustível, aumenta o emprego da polulação local e diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera.
* deixe, nem que seja uma vez por semana, seu carro em casa. Use transportes coletivos, pegue uma carona ou até mesmo exercite-se caminhando até seu destino.
* participe da coleta seletiva.
( Mônica Biavati)
É, você tem razão, Mônica. mas podemos também ter outras atividades como evitar o uso de sacolas pláticas, trocando-as por retornáveis; não comprando produtos embalados individualmente e optando por produtos que contenham refil. Agindo dessa forma colaboramos com a diminuição da nossa pegada ( Maísa Costa e Silva)
Foi muito interessante e intrigante descobrir minha pegada ecológica. Eu fiquei muito surpresa, mas depois, refletindo sobre isso percebi o quanto tenho sido displiscente com o planeta.  Preciso urgente de uma mudança de comportamento e essa atividade me alertou para isso. (Valéria Sotero)
Minha pegada ecológica era mais ou menos o que eu esperava, precisamos todas reavaliar nosso comportamento, pensando mais na presenvação do planeta, ainda temos que melhorar muito pra chegarmos perto do ideal. (Meire Salustiano)
Senti-me um pouco surpresa ao descobrir minha pegada ecológica, pois vindo de uma convivência saudável com o meio em que vivi até os dezoito anos, acho que vivia ecologicamente correta, mas atualmente preciso rever alguns conceitos o que foi-me despertado por esta atividade. (Márcia Cristina de Andrade)
O resultado da minha pegada não foi surpresa para mim. Vivo de maneira ecologicamente correta, porém dentro das minhas possibilidades de vida e econômica. Procuro não abusar, mas as vezes é inevitável alguns consumos. (Valéria Aparecida de Souza Silva)
Minha pegada ecológica também ficou próxima ao que eu esperava. O que vejo com todas essas reflexões é que por mais que tentemos viver em harmonia com o planeta, ainda interferimos muito no ambiente. Ainda é preciso muita mudança em nossa consciencia ecológica para chegarmos ao equilíbrio. Elisângela Rodrigues