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28 de abr. de 2013

Educação Especial

  A Educação Especial deve ser vista como modalidade do Atendimento Educacional Especializado - AEE - que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, e sim está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. A Sala de Recursos Multifuncionais vem agregar a essa educação mais um espaço onde o aluno no contra-turno vai até a escola para um atendimento educacional especializado com o objetivo de complementar e/ou implementar as suas necessidades educacionais, não sendo isto, um Reforço Escolar. O papel da Sala de Recursos Multifuncionais é o de oferecer ao aluno o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações que são definidas conforme o tipo de deficiência.
  Na Escola Municipal Paulo Menicucci este atendimento educacional especializado está em pleno funcionamento desde o início do ano, sendo realizado pela professora Márcia Cristina, durante toda a semana no turno da manhã, aos alunos do contra-turno, e às sextas-feiras no turno da tarde, às professoras e às famílias.
  As atividades aplicadas durante este atendimento são focadas em jogos interativos, jogos pedagógicos, atividades envolvendo histórias, dramatizações e atividades na mesa educacional onde o aluno com necessidades educacionais especiais tem toda a oportunidade de resignificar o aprendizado da sala comum. São 08 alunos atendidos no momento. Este atendimento é realizado em agrupamentos de 02 ou 03 alunos e individualmente, com duração de 45 a 60 minutos, de acordo com a sua faixa etária e/ou deficiência. Os alunos atendidos são aqueles que foram indicados pela escola juntamente com a equipe pedagógica.


1 comentários:

Márcia Andrade disse...

Este atendimento é muito importante para a escola e já está colhendo resultados com o feedback dado pelas professoras e pelas famílias dos alunos que são atendidos na sala de recursos.

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